quarta-feira, 15 de abril de 2009

O Evangelho da Benção ou a Benção do Evangelho?

O Evangelho da Benção ou a Benção do Evangelho?


Uma realidade preciosa o crescimento da igreja evangélica no pais. No centro do pais se contam centenas de igrejas por bairros ou por cidades. Artistas convertidos fazem shows com musicas e marketing à moda antiga. Mas algo me intrigou. A nova "teologia da benção", comentei-o com um pastor amigo, e ele me deu uma explicação bem interessante.
Tudo teria começado com as igrejas da linha universal do reino, desde o aparecimento destas novas igrejas no desejo de alcançarem às massas, apelam a toda a congregação que venham a frente, os que tenham problemas na família, os que querem receber a oração do pastor, os que querem a benção. O altar se enche de pessoas que querem a benção mas pouco se sabe se querem um compromisso com o abençoador. E ai alguns requerem oferta para receber a benção, alguns não o dizem tão claro, mas implicam. Outros são claros, copos de água, unção etc, outros ainda nem querem o povo no altar, basta levantar a mão nos bancos da igreja ou em frente do radio e da tv e ai cai a
benção.

A coisa esta tão espalhada que mesmos os que condenam a venda da benção, contudo a oferecem como meio de atrair pessoas, a semana da benção da família, etc. Alguns defendem a pratica até do ponto de vista bíblico, as redes lançadas trazendo todo tipo de peixe. Que bom trazer todos à igreja, ainda que seja pela "benção". Preguei em algumas igrejas e apesar de uma mensagem evangelistica, não fiz apelo por sentir que seria contrario à maneira daquelas igrejas trabalharem. Interessante, não sou contra o evangelho da bênção, desde que não vendida, se acompanhado de meios eficazes que levem o pecador ao reconhecimento da sua situação de pecador, ao arrependimento, à conversão, ao compromisso com Cristo através do processo de santificação. Se não, veremos essas igrejas seguirem o exemplo da igreja católica, todos são filhos de Deus, todos precisam da bênção, não há rol de membros, nem batismos (pasmem, igrejas inteiras que não sabem que coisa é o batismo), igrejas que perderam o compromisso com o evangelho do reino de Deus, ou seja o governo de Deus no coração do crente.

Ainda que o reino de Deus cresça mesmo no meio de tais igrejas, porque ainda "que uns preguem por porfia..." disso resultará em libertação, contudo já vemos sinais de uma sub-cultura que se desenvolve em tais igrejas.


O evangelho da benção ou a benção do evangelho? fico com Miles Monroe, Bill Winston e tantos outros campeões do evangelho do reino de Deus, pregamos o governo de Deus no coração do crente, a igreja como agencia desse reino pregando "todo conselho de Deus", "porque o reino não consiste em palavras mas em poder", "e esse evangelho do reino será pregado em todo mundo e então virá o fim".


Nessa visão, radio e TV é para buscar o povo, mas igreja é para alimentar com a bíblia e "sola biblia" para edificação da igreja, e interessante, sempre há conversões, a "palavra não volta vazia". Eis a verdadeira bênção, viver e expandir o governo de Deus na terra até chegarmos à continuação do Seu reino por toda eternidade.


Pastor E. Lacerda





Nenhum comentário: