quinta-feira, 2 de abril de 2009

Devemos ou não rezar o terço?

Devemos ou não rezar o terço?
Biblicamente falando, não nos é permitido rezar o terço, primeiro porque está escrito que ao orarmos não devemos nos valer de vãs repetições; depois, porque o pedido está sendo direcionado a quem não pode atender, por ser contrário à Palavra de Deus que nos diz só existir um intercessor ou mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo. Vejamos agora, na Bíblia, a confirmação do que estou dizendo.
Mateus 6:7
“E, orando, não useis de vãs repetições, como fazem os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.”
Timóteo 2:5
“Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.”
O Terço é uma repetição em vão, o pedido, para Maria, não pode ser ouvido por ela, pois o único intercessor é Jesus, além de que a Bíblia nos diz que devemos pedir somente em nome de Jesus, enquanto que o terço pede por Maria.
João 14:13-14
“E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no filho. Se me pedirdes alguma cousa em meu nome, eu o farei.”
Colossenses 3:17
“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai.”
João 15:16
“Não fostes voz que me escolhestes a mim; pelo contrario, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”
Os gentios, de quem a Bíblia fala, somos nós, os não judeus, para quem a palavra da salvação foi dirigida após os judeus a rejeitarem.
Atos 13:46-48
“Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios.
Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejais para salvação até os confins da terra.
Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.”
A reza do terço, não deixa de ser uma forma de cultuar Maria; e a Bíblia, a Palavra de Deus, nos diz para cultuarmos somente a Deus.
Mateus 4:10
“Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto”
Outro detalhe que se deve observar, na reza do terço, é o fato de Maria ser chamada “Mãe de Deus”, pois Deus é o Princípio e o Fim, o Alfa e o Ômega, existindo muito antes de Maria. Ela mesma foi criada por Deus. Para que Maria fosse
mãe de Deus seria necessário ter nascido antes dEle. Na verdade, Maria foi mãe de Jesus Cristo, homem, e não do Verbo divino que é Deus e é pré existente. Veja o que nos diz a Bíblia a esse respeito:
O profeta Miquéias fala das origens de Jesus, que são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Miquéias 5:2
“E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.
João, no Novo Testamento, também relata palavras do próprio Jesus, que diz ter tido glória com o Pai antes que houvesse mundo.
João 17:3-5
“3 – E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviastes. 4 – Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; 5 – e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.”
Nós sabemos que João Batista nasceu antes de Jesus e foi o seu precursor. Porém o próprio João Batista reconhece em Jesus a primazia, afirmando que Jesus já existia antes dele.
João 1:15
“...este é o de quem eu disse: O que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim.”
Lendo essas passagens bíblicas, como podemos dizer que Maria é “Mãe de Deus” se Ele já existia antes dela. Observe que ela mesma necessitou de um salvador e colocou-se na posição de serva, como diz o cântico de Maria, no Evangelho de Lucas.
Lucas 1:46-48
“Então disse Maria: A Minha alma engrandece ao Senhor, e meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva.”
A Bíblia nos diz que Maria, mãe de Jesus, seria chamada de “Bem Aventurada”, porém isto não a transforma em intercessora ou mediadora e muito menos em Mãe de Deus. Ela foi uma mulher santa, humilde e cumpriu a sua tarefa, colocando-se na posição de dependência total de Deus, como serva e necessitada de um Salvador.
Leia a Bíblia, ore e peça discernimento a Deus que é poderoso para fazer bem mais do que pedimos ou pensamos. Ele quer te salvar; foi para isso que Jesus Cristo veio ao mundo, para que todo o que nEle crê não morra, mas tenha a vida eterna. Creia, a Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada por Deus!

Jesus Cristo te ama e quer te salvar!

Nenhum comentário: