quinta-feira, 2 de abril de 2009

O que diz a Bíblia sobre imagens? (Fabricação e adoração)

O que diz a Bíblia sobre imagens? (Fabricação e adoração)
Êxodo 20:4-6
“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”
Deuteronômio 4:15-18-23
“Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o Senhor, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo; para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher, semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus, semelhança de algum animal que rasteja sobre a terra, semelhança de algum peixe que há nas águas debaixo da terra.

Guardai-vos não vos esqueçais da aliança do Senhor, vosso Deus, feita convosco, e vos façais alguma imagem esculpida, semelhança de alguma cousa que o Senhor, vosso Deus, vos proibiu.”
I Samuel 15:23
“Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar.”
II Reis 17:39-41
“Mas ao Senhor, vosso Deus, temereis, e Ele vos livrará das mãos de todos os vossos inimigos.”
“Porém eles não deram ouvidos a isso; antes, procederam segundo o seu antigo costume.”
“Assim, estas nações temiam o Senhor e serviam as suas próprias imagens de escultura; como fizeram seus pais, assim fazem também seus filhos e os filhos dos seus filhos, até ao dia de hoje.”
Salmo 78:58
“Pois o provocaram com os seus altos e o incitaram a zelos com as suas imagens de escultura.”
Salmo 97:7
“Sejam confundidos todos os que servem a imagens de escultura, os que se gloriam de ídolos; prostrem-se diante dele todos os deuses.”
Salmo 115:4-8 (Salmo 113 da Bíblia Católica)
“Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta.
Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.”
Isaías 2:8
“Também está cheia a sua terra de ídolos; adoram a obra das suas mãos, aquilo que os seus próprios dedos fizeram.”
Isaías 31:6-7
“Convertei-vos, pois, ó filhos de Israel, àquele de quem tanto vos afastastes. Pois, naquele dia, cada um lançará fora os seus ídolos de prata e os seus ídolos de ouro, que as vossas mãos fabricaram para pecardes.”
Isaías 40:19-20
“O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata forja para ela. O sacerdote idólatra escolhe madeira que não se corrompe e busca um artífice perito para assentar uma imagem esculpida que não oscile.”
Isaías 41:29
“Eis que todos são nada; as suas obras são cousa nenhuma; as suas imagens de fundição, vento e vácuo.”
Isaías 42:8
“Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.”
Isaías 45:20
“Congregai-vos e vinde; chegai-vos todos juntos, vós os que escapastes das nações; nada sabem os que carregam o lenho das suas imagens de escultura e fazem súplicas a um deus que não pode salvar.”
Jeremias 1:16
“Pronunciarei contra os moradores destas as minhas sentenças, por causa de toda a malícia deles; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e adoraram as obras das suas próprias mãos.”
Jeremias 7:18-30
“Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para se fazerem bolos à Rainha do Céus; e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira. Porque os filhos de Judá fizeram o que era mau perante mim, diz o Senhor; puseram os seus ídolos abomináveis na casa que se chama pelo meu nome, para a contaminarem.”
Jeremias 7:18-30
“Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para se fazerem bolos à Rainha do Céus; e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira. Porque os filhos de Judá fizeram o que era mau perante mim, diz o Senhor; puseram os seus ídolos abomináveis na casa que se chama pelo meu nome, para a contaminarem.”
Jeremias 10:5
“Os ídolos são como um espantalho em pepinal e não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, e não está neles o fazer o bem.”
Jeremias 51:17
“Todo homem se tornou estúpido e não tem saber; todo ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu; pois as suas imagens são mentira, e nelas não há fôlego.”
Miquéias 5:13-15
“Do meio de ti eliminarei as tuas imagens de escultura e as tuas colunas, e tu já não te inclinarás diante da obra das tuas mãos; eliminarei do meio de ti os teus postes ídolos e destruirei as tuas cidades. Com ira e com furor, tomarei vingança sobre as nações que não me obedeceram.”
Ezequiel 8:6–12
“Disse-me ainda: Filho do homem, vês o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Pois verás ainda maiores abominações. Ele me levou à porta do átrio; olhei, e eis que havia um buraco na parede. Então, me disse: Filho do homem, cava naquela parede. Cavei na parede, e eis que havia uma porta. Disse-me: Entra e vê as terríveis abominações que eles fazem aqui. Entrei e vi; eis toda forma de répteis e de animais abomináveis e de todos os ídolos da casa de Israel, pintados na parede em todo o redor. Setenta homens dos anciãos da casa de Israel, com Jaazanias, filho de Safa, que se achava na meio deles, estavam em pé diante das pinturas, tendo cada um na mão o seu incensário; e subia o aroma da nuvem de incenso. Então, me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem: O Senhor não nos vê, o Senhor abandonou a terra.”


Mateus 4:10
AO SENHOR TEU DEUS ADORARÁS, E SÓ A ELE DARÁS CULTO.
Devemos prestar culto somente a Deus; qualquer ato religioso feito em homenagem a alguém, mesmo que esse alguém tenha sido santo ou santa, é considerado culto e está contrariando a palavra de Deus que nos diz que todo louvor, honra, adoração e culto sejam prestados somente a Ele, o Deus criador dos céus e da terra, através do seu Filho Jesus Cristo, o único intercessor entre Deus e os homens.



Devemos adorar, servir ou prestar culto, somente a Deus. Por mais santo ou santa que uma pessoa seja ou tenha sido, não podemos adorá-la ou de alguma forma prestar-lhe culto, porque está escrito:
“Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto” (Mateus 4:10).

Portanto, se você está cultuando algum santo ou santa, ou alguma entidade, seja através de imagem de escultura ou através de reza, missa, novena, louvores ou simplesmente jogando flores ao mar como oferenda, saiba que está contrariando a Palavra de Deus; está desobedecendo o Evangelho do Senhor e Salvador Jesus Cristo.


“...quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do Seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do Seu poder” (2ª Tessalonicenses 1:7-9).

E por falar em imagem de escultura, veja o que diz a Bíblia em Êxodo 20:4-6 e Deuteronômio 4:15-18-23.

Êxodo 20:4-6
“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”


Deuteronômio 4:15-18-23
“Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o Senhor, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo; para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher."


“Que aproveita o ídolo, visto que o seu artífice o esculpiu? E a imagem de fundição, mestra de mentiras, para que o artífice confie na obra, fazendo ídolos mudos? Ai daquele que diz à madeira: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas, no seu interior, não há fôlego nenhum.”
Romanos 1:22-23
“Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem do homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.”
Apocalipse 9:20
“Os outros homens, aqueles que não foram mortos por esses flagelos, não se arrependeram das obras de suas mãos, deixando de adorar os demônios e os ídolos de ouro, de prata, de cobre, de pedra e de pau, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.”
OBS: Com relação a serpente de bronze e sua fabricação, Números 21: 8-9, vale salientar que o seu significado foi apenas uma representação da crucificação de Jesus, para que todo o que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.
Veja:
João 3:14-15
“E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que Nele crê tenha a vida eterna.”
Ainda com relação à serpente de bronze, podemos ver a sua destruição, visto que o povo a estava adorando, cometendo assim pecado contra Deus.
II Reis 18:3-4
“Fez ele o que era reto perante o Senhor, segundo tudo o que fizera Davi, seu pai. Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã.”
Ainda com relação as imagens e sua adoração, a Bíblia nos diz em Lucas 4:8:
“Ao teu Deus adorarás e só a Ele darás culto.”
Cultuar é prestar qualquer homenagem de caráter religioso a uma pessoa, a alguém ou a Deus. Ex. de cultos: missa, novena, procissão etc. Se você pratica qualquer desses atos em favos de alguém que não seja Deus, você está contrariando a bíblia (a palavra de Deus), porque está escrito em:
Mateus 4:10
“Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto”.
Verificando um pouco mais as Sagradas Escrituras, encontramos em:
Gálatas 1:8-9
“Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue um evangelho que vá além do que vos temos pregado, que seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema”.
Ou seja, se alguma aparição vinda do céu, diz para rezar terço, fazer procissão, fazer novenas ou de alguma forma prestar culto a alguma pessoa, por mais santo ou santa que tenha sido, e não a Deus, esta aparição está pregando evangelho diferente e não condiz com a Bíblia, porque em nenhuma passagem da Bíblia encontramos a ordem oumenção à reza de terço ou culto aos santos etc., muito pelo contrário, em Mateus 6:7 diz: “E, orando não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos”.

LEIA A BÍBLIA E VOCÊ ENCONTRARÁ A VERDADE (JESUS CRISTO), E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.

JESUS CRISTO TE AMA E QUER TE SALVAR; LEIA A BÍBLIA, PEÇA ENTENDIMENTO AO SENHOR E CONVERTA-SE A ELE QUE É PODEROSO PARA TE SALVAR!

Nenhum comentário: